sábado, 12 de abril de 2008

SÁBADO : 12/04/08 - 09h55m - ESTA CERVEJA TEM O GOSTO DE 102 ANOS!

UMA NOITADA NO "DIVINA GULA"
ORIGINAL oficial Divina Gula blog 2

Vocês podem estar pensando que é exagero meu, mas a Antarctica (que nunca foi uma das minhas preferidas), resolveu inovar, VOLTANDO AO PASSADO. Arriscou, ousou e deu certo. Senão, vejamos.
Com vocês a "Original"!
Vamos às características oficiais dela, pela sua dona: ANTARCTICA:

Original é uma cerveja do tipo pilsen, de cor clara e baixa fermentação. Seu sabor, aroma e amargor são suaves, mas com personalidade.
Histórico
A história da cerveja Original começa em 1906, quando um jovem recém-chegado da Alemanha, Henrique Thielen, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, Paraná.
Utilizando equipamentos trazidos de seu país natal, e colhendo os ingredientes no chão da nova terra, Henrique produziu a primeira cerveja Original.
Em 1943, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a cia. Antarctica Paulista. Original é cerveja especial, que conserva até hoje sua fórmula e rótulo em papel monolúcido originais, não cedendo a modismos nem a tendências de mercado passageiras.
E como tudo que é especial, ela é produzida apenas em pequenos lotes, destinados apenas a quem sabe apreciar e valorizar uma cerveja tradicional e de qualidade superior.

Produto Definição/Tipo Embalagem
ORIGINAL: Cerveja tipo Pilsen Garrafa 600ml

Teor alcoólico Teor Calórico Lançamento
5,07% vol. 43,9 kcal/100ml 1906

Prazo de validade
6 meses

Na última quinta-feira, fui apresentado à "ORIGINAL", lá no "Divina Gula". Por sinal, a "Gazeta de Alagoas" de ontem - sexta-feira, já dizia no seu Caderno B, na página D8 - FIM DE SEMANA : "A cerveja Original é uma das mais consumidas no "Divina Gula".
Chegamos, Ilson Basilo, o meu cunhado, a minha irmã Vitória Basílio e minha mulher, Vera Campos.
Ilson pediu seu vinho predileto do dia a dia ("Piriquita"), eu e Vitória, dois chopps e Vera uma água "Aquarius" (ela tá tomando medicamentos).
Após algum tempo, vimos o garçon passar com uma "Original" na bandeja. Ilson me falou dela e resolvi experimentar.
Gostei. Ela é sensacional. Melhor do que as minhas duas atuais preferências - BOHEMIA (desde antes dela se tornar marca da Antarctica) e ITAIPAVA (muito antes do meu "ex-colega", Amaury Jr. badalar a mesma em seu programa social na TV.
O que eu achei sensacional, uma verdadeira jogada de marketing, foi a sugestão ou orientação, aos estabelecimentos escolhidos pela Antarctica para distribuir seu novo lançamento (bares e restaurantes): só servirem, ela, no copo "americano" (aí à sua esquerda). À direita, ela, a "Original", entre as marcas mais vendidas.

Copo blog Cervejas blog

Antes de falar na minha trajetória de cervejeiro, registro aqui abaixo, em dois flagrantes, a nossa noitada, quinta-feira, no "Divina Gula".
Na 1ª ,Eu e Ilson Basílio, e na 2ª , Eu ,Vitória e Vera.

Divina Gula  blog 3 Divina Gula blog 4

Nos idos de 1950, nós morávamos na Rua da Floresta, hoje Rua Fernandes de Barros,a rua do Colégio São José.
Meu pai, seu Aryoswaldo, não bebia e nem fumava mas gostava de ter em casa as melhores bebidas para oferecer às "visitas". Tinha da cachaça "Chica Boa", ao uísque "Cavalo Branco". Dentre as bebidas, várias garrafas de cerveja da Antarctica.
Um belo dia, eu e meu irmão Marcos Cintra, resolvemos abrir uma porra de uma garrafa de cerveja.
Abrimos, tomamos aquela merda morna, e gostamos. Nem do amargor normal, reclamamos. Marcos deu um estalo na língua (o que ele faz até hoje) e eu lambi os beiços.
Daí prá frente, todo dia um golinho. Secava uma garrafa, a gente enchia de água e colocava atrás das outras e abria a próxima.
Não sei quantas tomamos até seu Ary acabar com a nossa farra. Mas posso assegurar, que demorou que só a porra para meu pai descobrir a nossa iniciação no "mundo-beer".
Até hoje, eu e meu irmão discutimos quem começou primeiro: os dois juntos, ou ele, com menos um ano do que eu - 7 anos.
Adoramos cerveja. O Marcos, antes da cerveja, tem na PINGA a sua preferência TOTAL. Por uma boa pinga, o meu irmão viaja um dia inteiro de carro, "prá tomar uma".
Vocês estão lembrados que eu falei que me pai tinha também na sua coleção, a pinga "Chica Boa? Pois é. Sem eu saber, entre uma cervejinha e outra, o sacana do meu irmão intercalava com uma pinguinha, o que ele tem como hábito, até hoje.
Em 2001, quando fui ao Congresso da ABERT, em São Paulo, conheci a cerveja "CINTRA". Não é lá essas coisas toda, mas era o maior barato tomar uma cerveja com o meu nome. Negócio que só o horóscopo de Beth, explica. Nós leoninos...
Aqui em Maceió não tinha, mas eu mandava buscar em Feira de Santana, na Bahia. Em 2003, quando estava tentando lançar uma revista ("REPÓRTER REVISTA"), cheguei até a bolar um "comercial" com a "minha" cerveja.
Abaixo, à esquerda na 1ª foto,o meu irmão Marcos Cintra (boêmio, seresteiro e cervejeiro), na 2ª, a "nossa marca" e na 3ª, o meu comercial que não foi "AO AR".

Marcos Cintra Cerveja Blog 2
Cerveja Blog

Nenhum comentário: