quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SEXTA : 07/11/08 - 03h01m - NOTÍCIAS DO JUDICIÁRIO...

QUANDO  A  JUSTIÇA  É

MESMO  "CEGA"... DE  PAI

  E  MÃE!

judiciario 1
judiciario 6a
judiciario 3
judiciario 4
judiciario 5
judiciario 6
judiciario 7
judiciario 8
judiciario 9
judiciario 10
judiciario 11
judiciario 12
judiciario 13
judiciario 14
judiciario 17
judiciario 16
judiciario 15
judiciario 18
judiciario 19
mozart receita final

6. Bife de Chorizo a

Martin Fierro

 

Um Corte Argentino

clip_image001"Mais uma vez aproveitamos a consulta de um leitor para esclarecer dúvidas comuns a muita gente. O leitor é o amigo Khaled Hauache Jr., lá de Brasília-DF, que nos solicitou via e-mail “uma receita de churrasco do bife de chorizo. Gostaria de saber também se esse corte – bife de chorizo – é o mesmo nosso contrafilé ou filé do lombo”. Para explicar sobre um corte argentino, fomos consultar o churrasqueiro Armando Alves, responsável pelos grelhados do restaurante Martín Fierro, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, primeira casa típica de comida portenha a se instalar por aqui. Armando tem mais de quinze anos de experiência na lida com as carnes e brasas, tendo iniciado a carreira em 1986 na churrascaria Las Leñas. Segundo Armando, “o bife de chorizo é um corte argentino, hoje também muito apreciado pelos brasileiros, tirado da peça que conhecemos como contrafilé."

clip_image002São postas grossas, pesando cerca de 450g cada uma, e sua receita é bastante simples. O fator mais importante dela, para que o bife esteja realmente saboroso e macio ao ser servido, é nunca deixar a carne grelhar além do ponto. Quanto à maneira de temperar, usamos apenas sal grosso antes de leva-la à grelha. Depois pode-se escolher entre vários tipos de acompanhamentos para complementar o tempero no próprio prato conforme o gosto de cada um”. Vamos à receita.

Ingredientes

· 1 bife de chorizo - corte transversal do contrafilé com cerca de 3,5cm de espessura e pesando aproximadamente 450g

· 1 colher de sopa de sal grosso

clip_image003Modo de Preparar

O bife de chorizo tem de ser cortado de uma peça de contrafilé com boa apresentação, cobertura uniforme de gordura e totalmente descongelada. Corte as postas somente na hora em que for usar e tempere-as com o sal grosso espalhado em ambos os lados. Na hora de assar leve à grelha pré-aquecida a uma distância de 25cm do braseiro forte e deixe durante 8 minutos de cada lado. Vire uma única vez. Existem restaurantes que apresentam o bife de chorizo em cortes diferentes, maiores ou menores. Há também várias maneiras de servir o bife de chorizo, uma vez que ele foi grelhado apenas com sal grosso. Pode-se servi-lo acompanhado de alho triturado e frito (alho pipoca), molho chimichurri, apenas regado com um generoso fio de azeite de oliva extravirgem, ou ainda pincelado, enquanto está na grelha, com um galhinho de tomilho mergulhado em manteiga derretida misturada com suco de limão. Bom apetite!

sexta 6
mozart bruxa jatiuca
site

Nenhum comentário: