quarta-feira, 5 de março de 2008

QUINTA : 05/03/08 - 01h39m - REUNIÃO DA TURMA DA AVENIDA



Hoje tem reunião da turma "Meninos da Avenida". Meio-dia, mais ou menos a velha guarda da Avenida da Paz, se dirige a antiga casa onde morou seu Pádua - hoje, o restaurante "Carne de Sol do Picuí", e por algumas horas, esquecem os seus compromissos mais importantes de suas vidas para jogar a boa" conversa fora", entre seus amigos de infância.
Para a pauta de hoje, Américo José Peixoto Lima - o Lelé - vai levar um assunto que encantará a todos: JOGO DE BOTÃO. Sobre isto, Lelé, postou no blog da turma na Internet, um lindo "escrito" onde temperou com saudade, o que era prá gente o Jogo de Botão, antes da "Estrêla", industrializar e comercializar essa arte. No nosso tempo, nós nos abastecíamos nas capas de chuva (eram os melhores botões) de nossos pais, vidros de relógios, etc. O Carlito Lima , irmão do Lelé, foi até campeão com um time de botão de CUECAS. Quando não era isso, a gente jogava com botão de chifre (não confundir com "adereço de corno") de boi, que eram confeccionados pelos presos residentes na "Antiga Praça da Cadeia", onde é hoje o Quartel da Polícia Militar. Às vêzes, nós faziamos os nossos próprios botões usando como matéria prima o caco do côco, ou até colando duas fichas de jogo de baralho - que era para ficar mais alta - usando na operação, chiclete queimado.
A idéia do Lelé, é fazer um campeonato de botão na casa dele em Guaxuma e para isto já tá começando a restaurar o belo tabuleiro oficial (um campo de botão) que lhe foi presenteado pelo seu irmão Betuca. Na foto ao lado, o Lelé e o Tabuleiro.
O blog da turma: meninosdaavenida.blogspot.com

Nenhum comentário: